quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Imagens: Aplicações Nucleares na Medicina




Aplicações da Reações Nucleares na Medicina

Nas aplicações nucleares na área médica destacam-se duas vertentes principais: diagnóstico e terapia. Para cada um dos dois casos são produzidos e utilizados radioisótopos e radiofármacos específicos que permitem diagnosticar um grande número de doenças em praticamente todos os órgãos do ser humano ou tratar diversas patologias (radioterapia), especialmente o câncer.
Incluem-se, ainda, as tecnologias e linhas de pesquisa relacionadas com a biotecnologia e radiobiologia.
  • Radiofármacos para Diagnóstico e Terapia
  • Radiofármacos para Medicina
  • Radioterapia
  • Biotecnologia
  • Radiobiologia
  • Técnicas de Diagnóstico
  • Irradiação de Materiais Biológicos

Imagens- Acidente Nuclear em Goiânia

                                  
                                          Fragmentos do césio-137
                           
                             Verificando o nivel de Radiação no corpo

História do acidente Radioativo em Goiânia Césio-137

O acidente radiológico de Goiânia, amplamente conhecido como acidente com o Césio-137, foi um grave episódio de contaminação por radioatividade ocorrido no Brasil. A contaminação teve início em 13 de setembro de 1987, quando um aparelho utilizado em radioterapias das instalações de um hospital abandonado foi encontrado, na zona central de Goiânia, no estado de Goiás. Foi classificado como nível 5 na Escala Internacional de Acidentes Nucleares.
O instrumento, irresponsavelmente deixado no hospital, foi encontrado por catadores de um ferro velho do local, que entenderam tratar-se de sucata. Foi desmontado e repassado para terceiros, gerando um rastro de contaminação, o qual afetou seriamente a saúde de centenas de pessoas. O acidente com Césio-137 foi o maior acidente radioativo do Brasil e o maior do mundo ocorrido fora das usinas nucleares.
Foi no ferro-velho de Devair que a cápsula de césio foi aberta para o reaproveitamento do chumbo. O dono do ferro-velho expôs ao ambiente 19,26 g de cloreto de césio-137 (CsCl),
Tão logo expostas à presença do material radioativo, as pessoas em algumas horas começaram a desenvolver sintomas: náuseas, seguidas de tonturas, com vômitos e diarreias.e foram encaminhados para os hospitais.